Tutorial do COMODO Firewall

Firewall é um programa que bloqueia conexões suspeitas da internet para o seu computador e vice-versa.

O COMODO é considerado um bom firewall assim como o ZoneAlarm. Aqui daremos uma opção de configuração para este firewall.

INSTALAÇÃO

Desmarque a opção "Eu desejo ativar segurança adicional na Internet mudando minhas configurações de DNS...".


Depois da instalação reinicie o computador. Após a reinicialização surge a mensagem "Nova Rede Detectada...". Clique na sua localização.


CONFIGURAÇÕES

Você pode verificar as configurações do firewall clicando com o botão direito do mouse no ícone do COMODO no tray (ao lado do relógio). Em "Configuração" marque a opção "COMODO - Firewall Security". Em "Nível de Segurança da SandBox" marque a opção "Desativada". Em "Nível de Segurança da Defense+" marque a opção "Desativada". E finalmente, em "Nível de Segurança do Firewall" marque a opção "Modo Seguro".


Para finalizar clique na opção "Abrir...". Clique na aba "Mais". Clique na opção "Preferências" e desmarque, na aba "Geral", as opções "Exibir balões de mensagens" e "Ativar Centro de Mensagens Comodo".


Configurado deste modo o firewall COMODO fará o trabalho dele sem excesso de mensagens e sem excesso de bloqueios.

Nota: para entender melhor as configurações pré-definidas do COMODO consulte Comodo Preset Configurations.

ALERTAS

Alerta de Firewall

Os microcomputadores podem sofrer invasões principalmente de: trojan, spyware, screenlogger ou keylogger. Além dos inofensivos mas incômodos adware. Desse modo, você deve prestar atenção nas janelas pop-up "Alerta de Firewall". Nelas geralmente vem descrito o programa que está tentando acessar a Internet. Você pode PERMITIR ou BLOQUEAR a conexão.


No exemplo acima, o aplicativo AVAST.SETUP está tentando acessar a Internet. Este é um aplicativo do AVAST! Antivirus, portanto, legítimo.


O alerta do COMODO também ocorre entre computadores da rede. Neste exemplo, o aplicativo HL.EXE está tentando acessar outro computador da rede. Este é um aplicativo do Half-Life, portanto, legítimo.

Como visto, o "Alerta de Firewall" mostra as opções: "Aplicativo: hl.exe", "Remoto: ? - UDP" e "Porta: 27015". Se você observar "hl.exe" é um link. Quando você clica nele aparece a caixa "Propriedades de hl". Nesta caixa é possível confirmar a procedência do Aplicativo.


Talvez, em algum momento, o aplicativo poderá ser malicioso e você terá que bloqueá-lo.

Alerta de Verificação na Nuvem

Quando o COMODO Firewall detecta um item malicioso sendo executado ele apresenta o alerta de verificação na nuvem. Você terá a opção de "Remover" ou "Ignorar" este item.


A ABA SUMÁRIO

Na aba Sumário você pode ver os aplicativos que estão "escutando" a internet. No exemplo abaixo: AvastSvc.exe (Avast! antivirus) e firefox.exe (Mozilla Firefox). Há a opção de emergência "Parar Todo o Tráfego" que bloqueia todas as conexões com a internet.


A ABA FIREWALL

A aba Firewall permite mudanças nas regras dos aplicativos (bloquear/permitir conexões), adicionar ou bloquear redes ou endereços específicos etc.


Diretiva de Segurança de Rede

Na aba "Regras de Aplicativos" é possível adicionar, editar ou remover um aplicativo. O botão "Editar" permite definir o direito de acesso para cada aplicação. Se você bloquear um aplicativo é possível mais tarde permitir a sua conexão, basta mudar de "Aplicativo Bloqueado" para "Aplicativo Confiável". Para isto, selecione o aplicativo desejado e em seguida clique no botão Editar.



Na aba "Zonas de Rede" é permitido definir uma rede como pública (lan house) ou privada, adicionar uma nova zona de rede ou um novo endereço (host ou site, um endereço IP, uma faixa de endereços IP).

Na aba "Zonas bloqueadas" é possível bloquear uma zona de rede ou um endereço específico.

O DEFENSE+

O Defense+ tem a função de proteger o sistema. Ele monitora: o acesso a memória, os eventos do Windows, o registro, os processos do sistema, os executáveis, as interfaces COM, a instalação de drivers etc.

O SANDBOX

A função do SandBox é executar o aplicativo isolado do sistema. Isto é útil para prevenir contra vírus, trojans etc.

Bônus

Neste vídeo há uma outra alternativa de configuração para o COMODO Firewall.